terça-feira, julho 26, 2005

- "Construíram-me, porra" - diz o Alqueva ao país

Já percebi pq se vai construir o tgv!
Finalmente, através de uma série de entrevistas que vi ontem na rtpn, a alguns dos intervenientes, percebi definitivamente a razão de ser deste projecto.

Vai-se fazer pq mais 1 vez se pensa prioritariamente nos benefícios do processo da construção e não se avalia realmente e com seriedade o benefício q a economia real do país vai ter com as linhas de alta velocidade.

É horrível assistir a isto vezes sem conta. Foi assim com o alqueva, com vários hospitais, com mt das auto-estradas e com milhares de obras públicas por esse país fora.

O tgv vai ser construído pq a mota engil precisa do dinheiro, pq a efacec quer vender o sistema de controlo e semáforos, pq a siemens quer vender as locomotivas, e por aí fora. Se dp as linhas vão ser viáveis, se vão ser úteis ao país, isso não interessa. Ninguém quer explicar quem irá pagar 20 ou 30 contos pra ir a madrid em 5 horas de comboio, qd pode pagar sensivelmente o mesmo mas chegar em metade do tempo por avião.
A grande verdade é q o tgv quando encarado como alternativa em viagens de média distância como por exemplo a Madrid, a Paris, ou Barcelona, pura e simplesmente não é competitivo face aos aviões, principalmente com o advento das companhias low cost.

O próprio traçado Madrid-Lisboa é ridículo do ponto de vista da procura, pois quem quiser ver uma auto-estrada vazia, a melhor que existe é a que une as duas capitais...
Resta o trajecto Porto-Lisboa, mas mesmo esse é muito duvidoso pois é garantido que o ganho de tempo em relação à solução actual (alfa pendular em obras à 10 anos!) é de apenas 20 a 30 min.

Mas não deixa de ser engraçado ver os vendedores da banha da cobra a inventar justificações e a tentar fazer q os portugueses vejam o tgv como o maior milagre económico logo a seguir à pimenta da índia.

Tem piada e tou convencido q vão conseguir fazê-lo. Tá no sangue dos portugueses este tipo de "investimentos"

Sem comentários: