sexta-feira, agosto 05, 2005

contra os canhões,arder arder

O país a arder...

O país arde mas o q é necessário é salvaguardar as casinhas e as fábricas. Pois é! Uma expressão repetida até à exaustão em todas as reportagens de todos os canais televisivos, rádios e jornais. Pq?
Pq em portugal os senhores autarcas deixam construir em todo o lado sem critério e pq todo o português q se prese gosta de ter uma casinha longe de vizinhos e de outros chatos.

Estas imagens, que agora vemos nas tv, em breve serão de arquivo pq mais uns anos nesta rota e portugal deixará de ter floresta, substituída por quintais, piscinas, estradas, barracos, pavilhões e casas. Mt casas pq a indústria da construção civil precisa de viver e os partidos precisam de financiamento. Aqui e ali vai ser possível ver uma espécie de floresta. Vinda da austrália mas mesmo assim chama-se floresta. Propriedade privada as manchas de eucalipto estão protegidas do fogo a outra deixa-se arder. Ninguém vai mudar isto. Este é o rumo q vamos seguir. Quer queiramos quer não. É fatal e tão certo como a morte. Ainda hoje estive a ver uma fotografia de satélite da península ibérica tirada ontem 4/8/2005. Do lado português, o caos do lado espanhol fogos pontuais e contidos. O clima é igual, a vegetação é semelhante os resultados são dramaticamente diferentes. A diferença tá no povo e no modelo de ordenamento adoptado. Sem ele não pode haver desenvolvimento, mas cá em portugal pensamos no ordenamento como figura de papel. São uns relatórios q a união europeia obriga a fazer pq são uns chatos e só querem dar trabalho. Dp de feitos esses estudos chatos, vão directos pras prateleiras ou, em alguns casos para o wc. Dp de devidamente arquivados todos podemos continuar a vidinha como dantes.
Aproveitemos pois estas imagens de florestas a arder pq estamos já mt perto de deixar de as ver, não por falta de fogo, mas por falta de natureza.

Sem comentários: