Autocaravanas vão pagar 30% da tabela do Imposto Sobre Veículos - Renascença:
Qual terá sido o racional para mais esta benesse que o Estado criou e que agora, batizada como direito adquirido, vai ser difícil cortar?
As autocaravanas possuem um regime especial no Imposto sobre Veículos, através do qual pagam actualmente apenas 15% do montante a que seriam sujeitos os veículos que serviram de base à sua transformação. Não é certamente por serem mais amigas do ambiente, dado que consomem bastante gasóleo, também não é por serem ferramentas de trabalho.
Certamente que esta vantagem foi atribuída a pedido de algum grupo de interesse, que na altura conseguiu sacar ao governante com a tutela, mais este bónus.
É mais um exemplo entre tantos, de coisas que o Estado faz em tempos de vacas gordas e que depois quando aperta o cinto, ninguém deixa cortar.
Também recentemente descobri que o Estado paga 2000 euros por cada funeral, sob a forma de subsidio. As agências funerárias usam este valor para criar a base dos seus produtos, ou seja 2000 euros é o funeral mais barato. Fica assim logo à partida assegurado um lucro imutável, protegido de qualquer concorrência e em relação aos quais se tornou corrente designar como RENDAS.
Tal como no sector das autocaravanas, o Estado entretém-se em tempos gordos a criar mercados e rendas a quem tiver influência para o espremer.
Se alguém sério se dedicasse a estudar toda a estrutura de subvenções, subsídios e isenções fiscais que estão em vigor, certamente que iriam encontrar bastante desperdício, que além disso tem um contributo decisivo para distorcer os mercados e prejudicar a economia do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário